TEMOS A AMBIÇÃO DE ELEVAR A NOSSA COOPERAÇÃO PARA PATAMARES ULTERIORES

Estas declarações foram tecidas pelo Embaixador da União_Europeia em Moçambique, Antonino Magiiore, na sequência do encontro de cortesia mantido hoje, com o Ministro da Agricultura, Ambiente e Pescas, Roberto Albino, na sede do MAAP, onde realçou que a “Agricultura, Conservação e Pescas têm um lugar fundamental no contexto da cooperação da UE com Moçambique”.

Os dois interlocutores passaram em revista o quadro de cooperação entre o MAAP e a UE, tendo sido igualmente partilhada pelo Ministro a visão estratégica do pelouro para este quinquénio, que deverá incluir o desenho de uma política comum de intervenção dos diversos parceiros no terreno, criação de sinergias e estratégias de actuação a serem articuladas no quadro do Comité de Coordenação do Sector Agrário, Ambiental e Pesqueiro, cuja primeira sessão está aprazada para o primeiro semestre deste ano.

O dirigente do MAAP enfatizou a sua agenda de busca de soluções reais para responder de forma célere ao problema da alimentação no país (food basket), tendo reforçado que a fórmula encontrada deverá privilegiar o modelo de assistência impulsionada pela demanda (demand driven), onde as pequenas, médias e grandes empresas desempenham o papel agregador, para se gerar economias de escala.

Por sua via, o visitante colocou o Ministro a par dos diversos projectos iniciativas em curso no sector – financiadas pela UE -, tendo este enaltecido os esforços que a UE tem empreendido no apoio à agenda de desenvolvimento do país em geral e do sector em particular.

Ambos destacaram a importância e a urgência de se estabelecer um mecanismo de diálogo mais regular, operacionalizando as plataformas já existentes (CCSA e o DCP). A reunião terminou com compromissos de parte à parte no sentido de engajamento colectivo em torno destes objectivos e foram já marcadas sessões técnicas de trabalho conjunto para aprofundamento posterior. Além da delegação da União Europeia, participaram do encontro quadros do MAAP e do MINEC, na parte moçambicana.

Artigos relacionados