Tabaco rende 25 milhões a produtores de Metarica, Província de Niassa

Produtores do distrito de Metarica, província do Niassa, esperam obter receitas na ordem dos 25,2 milhões de meticais, resultantes da comercialização do tabaco, cujo processo arranca em Abril próximo.

Trata-se de cerca de 180 toneladas de tabaco, das quais 42 são da variedade Virgínia, considerada de melhor qualidade, e com mercado garantido pela empresa fomentadora daquele produto estratégico para a economia.

A Moçambique Leaf Tobacco, MLT, empresa fomentadora da cultura em 16 distritos da província do Niassa, ao longo do processo de comercialização da campanha agrícola 2018/19 pagava 201 meticais por cada quilograma de tabaco da primeira qualidade e 120 meticais da variedade Barley.

Dário António, director do Serviço Distrital de Actividades Económicas em Metarica, revelou que na campanha agrícola em curso foram lavrados e semeados 175 hectares, dos quais 146 para o tabaco da variedade Virgínia e a restante para o Barley, com o envolvimento de 367 produtores locais.

Neste momento decorre o processo de cura do tabaco nas respectivas estufas e, segundo o interlocutor, a sua qualidade supera a das safras anteriores, tendo concorrido para o sucesso a queda e distribuição regular da chuva, incluindo o cumprimento das recomendações deixadas pelos técnicos da rede de extensão rural e da MLT, relativamente ao maneio desta cultura.

Nos últimos tempos a MLT vem promovendo acções de treinamento para a actualização dos produtores de tabaco sobre os procedimentos relativos à prática desta cultura, numa perspectiva de redução de perdas e melhoramento constante da qualidade do produto, facto que concorre para o incremento das receitas, disse a nossa fonte.

A receita alcançada pelos produtores de tabaco durante o processo de comercialização da produção da última campanha agrícola foi de cerca de nove milhões de meticais, contra os 25,2 milhões de estimativa da safra em curso.

(Carlos Tembe)
Jornal Notícias, 13 de Março de 2020, p.4

Artigos relacionados