Sofala: Instituições promovem pequenos produtores

22 de Dezembro de 2017: Diversas instituições públicas acabam de ser integradas nas iniciativas visando promover a produtividade agrícola de pequenos produtores em Sofala. Trata-se dos sectores do comércio, obras públicas e energia, que se juntam aos da agricultura e segurança alimentar que, até então, detinham o poder de trabalhar com os camponeses.
O director provincial da Agricultura e Segurança Alimentar de Sofala, Adérito Mavie, disse que a integração das instituições, aprovada pelo executivo da província, surgiu após a apreciação do desempenho do projecto de promoção da produtividade agrícola dos pequenos produtores.
Falando ontem na cidade da Beira, no âmbito do fórum de diálogo do projecto de promoção da produtividade agrícola, virada para pequenos agricultores, Adérito Mavie congratulou o governo austríaco pela sua contribuição na melhoria da sua intervenção no sector agrário em Sofala, em particular, e no país, em geral.
“Este projecto é uma contribuição do governo austríaco para a melhoria da nossa intervenção como sector agrário. Estamos cientes do compromisso assumido como gestores para o alcance de resultados satisfatórios na materialização do Plano Económico e Social”, explicou Mavie.
Por seu turno, o conselheiro da Embaixada da Áustria, Hurbert Neuwirth, disse que o seu país está satisfeito com a implementação de acções visando apoiar os pequenos agricultores.
Afirmou que o seu governo dispõe de mais fundos para financiar iniciativas de desenvolvimento que denominou de nexus. A referida janela de apoio é direcionada a projectos integrados para o desenvolvimento.
A Áustria apoia cerca de 63 por cento das actividades do sector da agricultura em Sofala.
Intervindo por ocasião daquele fórum de diálogo, o administrador do distrito da Beira, João Oliveira, congratulou igualmente o governo austríaco pela sua contribuição para o bem dos camponeses de Sofala, em particular, e no país, em geral.
“Enquanto alguns se esgrimem em asfixiar o povo com alegações das dívidas, a Áustria faz contrapeso apoiando o povo moçambicano com iniciativas de desenvolvimento, e vai aqui o nosso reconhecimento e agradecimento”, apelou Oliveira.

In “Jornal Notícias”

Artigos relacionados