SETSAN REFORÇA SINERGIAS COM PARCEIROS DE COOPERAÇÃO NA ÁREA DA ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

A iniciativa tem como o objectivo apresentar programas em curso, bem como buscar mais investimentos e projectos para a melhoria da qualidade de vida da população em Moçambique.

Os programas e projetos do SETSAN visam reforçar a capacidade institucional por forma garantir uma avaliação da segurança alimentar e nutricional de modo a permitir que o Governo e parceiros tenham indicadores fiéis para tomada de decisão informada.

Para materializar a iniciativa, de Maio a Junho corrente, a Directora Executiva do SETSAN interagiu com os representantes da Agência Japonesa de Cooperação Internacional- JICA, Agência dos Estados Unidos da América para Desenvolvimento Internacional- USAID, União europeia, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação- FAO e Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola- IFAD, com vista a convidando-los a financiar projectos e programas que têm como objectivo a promoção da Segurança alimentar e nutricional nas áreas da Agricultura, Saúde, Água e Saneamento do Meio, Educação Nutricional, Comercialização de Alimentos Fortificados, entre outros.

Nos encontros, os parceiros de cooperação mostraram satisfação e prometeram reforçar os programas de financiamento no âmbito da parceria com o SETSAN, por forma a contribuir para o desenvolvimento do País e sucesso do Programa Fome Zero.

Por sua vez, a Directora Executiva do SETSAN referiu que os desafios da instituição que dirige são cada vez mais crescentes dado ao aumento de factores de choque como ambientais, entre outros, que têm afectado as reservas alimentares e a qualidade de vida da população.

Artigos relacionados