SECTOR DE AGRICULTURA, REFORÇADO COM MEIOS CIRCULANTES EM MAJUNE E MUEMBE

A Governadora de Província de Niassa, Elina Judite Massengele, procedeu nesta quarta-feira (19/05) do ano em curso, a entrega de 10 Motas, sendo 5 para cada distrito, Majune e Muembe, para reforçar o sector da Agricultura. O projecto em causa, será integrado ao modelo SUSTENTA que consiste em capacitação e motivação aos produtores para que tomem decisões do que produzir baseadas em informações de mercado e suas necessidades alimentares; e estabelecimento de ligações eficazes com o mercado de insumos e de comercialização agrícola.

Na ocasião, Massengele disse que “a entrega destes meios circulantes é resultado da cooperação entre os Governos de Moçambique e Japão, em que foi concebido um projecto de desenvolvimento de agricultura, baseado na abordagem hibrida entre SUSTENTA e a conhecida por SHEP, que significa Promoção e Empoderamento dos Pequenos Produtores” – afirmou a timoneira do Niassa.

Segundo a mesma, com a capacitação dos extensionistas em matéria de abordagem orientada ao mercado, boas técnicas e práticas agrícolas e de nutrição, estes podem, com maior eficácia, assistir aos pequenos agricultores a aumentarem os seus rendimentos agrícolas, receitas provenientes da comercialização de produtos agrícolas e melhorarem a dieta alimentar das suas famílias.

Espera-se nos distritos abrangidos nesta fase piloto, que “haja maior empoderamento e motivação dos produtores; Produtores mais proactivos em interagir com os actores do mercado, e com decisão sobre o que produzir, e acederem aos insumos; e Existência de colheitas suficientes para alimentar as suas famílias, e ao mesmo tempo, aumentar receitas provenientes da comercialização agrícola, melhorando desta forma a segurança alimentar e nutricional” – concluiu Elina Judite Massengele.

Por seu turno o responsável da implementação do projecto Eng. Sérgio Macuácua, em representação do Sr. ENDO Hiroaki, representante da Agencia Internacional de Cooperação Japonesa (JICA), disse na ocasião que sendo este um projecto-piloto, foram selecionados dois distritos, Majune e Muembe por apresentarem características socioeconómicas que por um lado reflectem a situação problemática de insegurança alimentar e nutricional e por outro lado apresentam potencialidade para o desenvolvimento agrícola. “É neste contexto, que se espera que os 11 meses de implementação gerem lições para a expansão deste programa para os demais distritos de Niassa e outras províncias do país” – concluiu.

Artigos relacionados