Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional (SETSAN) preocupada com segurança alimentar em tempo de COVID19

Decorreu ontem, dia 05 de novembro no auditório do MADER, a IX Sessão do Conselho Consultivo do secretariado técnico de segurança alimentar e nutricional (SETSAN), sob o lema: Garantir a Segurança Alimentar e Nutricional, Visando Contribuir para o Bem-estar de todos os Moçambicanos e para o Desenvolvimento Humano, Económico do País.
O evento foi dirigido pela Secretária-Executiva do SETSAN, Celmira da Silva e tinha como objectivo principal reforçar a coordenação das acções multissectoriais na área de SAN, permitindo a socialização de vários processos em curso e da proposta da Política de Segurança Alimentar e Nutricional, bem como apreciar as matérias a serem submetidas ao Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSAN).
A IX Sessão do Conselho Consultivo do SETSAN contou a presença dos Directores de Planificação e os Pontos Focais do SETSAN das instituições do Governo, com actores sociais membros do CONSAN, Sociedade Civil, Sector Privado e Academia. Foram ainda apresentados e discutidos vários temas dentre eles a proposta do Decreto de Redefinição do CONSAN; o Ponto de situação do Estudo de Base de Segurança Alimentar e Nutricional e o Ponto de situação da Implementação do Plano de Acção Multissectorial para a Redução da Desnutrição Crónica.
Recentemente, o SETSAN participou numa reunião virtual da UNIÃO AFRICANA, relacionada com a segurança alimentar em tempos do COVID-19, na mesma foi notória a preocupação dos membros no combate à fome em momentos da pandemia e ficou o apelo aos países da região para serem mais criativos nos processos produtivos.
Felizmente para nós Moçambicanos estamos a viver um momento especial no que diz respeito a aceleração da dinâmica da produção e aumento da produtividade, pois tivemos o privilégio de testemunhar há pouco dias o lançamento da campanha agrária através do programa SUSTENTA, por Sua Excelência Presidente da República, estamos assim numa dinâmica diferente e esperamos que a produtividade aumente e por sua vez a disponibilidade de alimentos também, para que possamos garantir a segurança alimentar de todos os moçambicanos”. Frisou a Secretária-Executiva do SETSAN.

mcafee

Artigos relacionados