Reforçada capacidade de recolha de informação agrária no MASA

O Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar (MASA), recebeu da Embaixada da Republica da Turquia quatro GPS?s para facilitar o mapeamento de áreas agrícolas disponíveis a nível do país de modo a promover projectos investimentos no sector
A cerimonia de recepção dos aparelhos de GPS foi orientada pela Vice-Ministra da Agricultura e Segurança Alimentar, Luísa Meque que durante a sua intervenção disse que, os instrumentos de alta precisão, denominado Sistema de Posicionamento Geográfico (GPS), vao dinamizar os procedimentos técnicos em matérias de Administração e Gestão Agrária.
Este instrumento que hoje temos o prazer de receber visa melhorar a gestão do uso da informação agrária geo-referenciada, através mapeamento áreas arraveis para agricultura?.
A vice Ministra da Agricultura considera que o mapeamento permitirá a identificação e localização geográfica do potencial agrário nacional, podendo assim de forma integrada contribuir para a qualificação das áreas prioritárias para o desenvolvimento agrário, promovendo projectos de investimentos e sua implantação.
Na ocasião Luísa Meque enalteceu o Governo da República da Turquia pela provisão do equipamento de grande importância para melhorar o desempenho dos serviços agrários com finalidade de aumentar a capacidade interventiva no alcance das metas produção e produtividade rumo a fome zero.
Por seu turno, o Director Geral do Fundo do Desenvolvimento Agrário (FDA) disse que os instrumentos vão permitir conhecer na íntegra o ordenamento territorial agrário de modo a facilitar os investimentos e a mecanização agrária.
Os equipamentos serão usados pelos técnicos dos serviços distritais das actividades económicos (SDAE) para o mapeamento que vai ajudar a identificar os potenciais agrários de cada província?
Para o Director do FDA o projecto-piloto de mapeamento do espaço agrário com os GPS vai integrar as províncias de Manica e Sofala dado que nesta primeira fase receberam um apoio de quatro GPS, mas ainda estão a procura de parceiros para aumentar o material.

Artigos relacionados