Quarenta mil produtores integrados em agro-negócios

COM APOIO DO BAD
(Jornal Notícias, 9 de Março de 2020, p.28)
Perto de quarenta mil produtores dos distritos de Chongoene Chókwé, na província de Gaza, Moamba e Namaacha, em Maputo, irão beneficiar, até 2023, de um projecto de desenvolvimento de cadeias de valor de horticulturas e carnes vermelhas, particularmente bovina e caprina, denominado Avaciyep.
O projecto, já em curso, esta avaliado em 17.7 milhões de dólares financiados pelo Banco de Desenvolvimento (BAD), prevendo-se que venha a beneficiar 20 mil produtores de forma directa e 20 mil indirecta nas duas províncias, através da promoção e apoio ao desenvolvimento do agro-negócio, infra-estruturas de produção e acções de empoderamento de mulheres e jovens.
Para catapultar a agricultura em Gaza, o BAD financiou a aquisição de três viaturas para a Direcção Provincial de Agricultura e Desenvolvimento Rural e seus respectivos serviços distritais de Chongoene e Chokwé. Foram igualmente alocadas dez motorizadas para cada um dos dois distritos para garantir maior mobilidade dos especialistas agrícolas que prestam assistência técnica aos produtores.
Segundo o coordenador do AVACIYEP, Hélder Gemo, a iniciativa inclui também um pacote de cinco milhões de dólares para o treinamento e financiamento de jovens em negócios agropecuários sustentáveis e três milhões de dólares para a aquisição de “kits” de irrigação de 300 hectares, enquadrados na primeira fase de produção.
“O projecto prevê disponibilizar combustível e manutenção dos meios circulantes durante os cinco anos de implementação. Esperamos que, ainda este ano, arranque a reabilitação da Infra-Estruturas de apoio à pecuária e de acesso à água para os campos”, frisou o responsável.
Referir que outras acções a serem executadas na província são de responsabilidade social, esperando-se para breve a reabilitação e apetrechamento de uma escola no distrito de Chongoene num investimento de 200 mil dólares.
A governadora de Gaza Margarida Mapandzene Chongo, reafirmou o compromisso do seu Executivo no sector da agricultura, assegurando que irá prestar mais incentivos aos produtores para que estes se tornem rapidamente orientados para o mercado, elevando-se, deste modo, a produção e produtividade agrária na província.
“Este investimento constitui uma oportunidade de negócios para muitos jovens recém-formado. Esperamos que aproveitem o potencial agrícola existente na nossa província. Estamos cientes dos grandes constrangimentos decorrentes da falta de financiamento, pouco uso de tecnologias melhoradas pelos pequenos produtores, bem como dificuldades do acesso às Infra-Estruturas aos mercados”, referiu a governadora de Gaza.
Mapandzane Chongo pediu maior responsabilidade aos operadores no uso dos meios postos à disposição, de modo a contribuírem para o relançamento da agricultura na província, tida no passado como celeiro do país.

Artigos relacionados