PRODUÇÃO DE SEMENTE CERTIFICADA CRESCE NA PRESENTE CAMPANHA

Os dados foram apresentados ontem, dia 26 de Julho corrente, na Sessão Ordinária do Conselho de Ministro através do balanço do sub-sector de insumos em Moçambique da Campanha Agrária 21/22.

 

Segundo o documento, a produção de semente na presente campanha agrária foi de 12 061 toneladas, o que marca um crescimento de 18,3%, face à campanha 20/21, onde se registou a produção de 10 196 toneladas.

 

O balanço avança ainda que, as províncias Manica, Zambézia e Nampula são as maiores produtoras de semente em Moçambique impulsionadas pela demanda de sementes das culturas eleitas pelo programa SUSTENTA como milho, soja, gergelim, feijão, arroz e amendoim.

 

O SUSTENTA foi, igualmente, responsável pelo aumento do uso das sementes através do fomento de cerca de 50% de semente certificada, usada na presente campanha, num volume de 5 930 toneladas.

 

Importa referir que, o crescimento da produção da semente nas duas últimas campanhas consolidou-se em mais de 100%, cerca de 5 900 para 12 000 toneladas por ano, o que mostra vitalidade do sector da agricultura no País.

Artigos relacionados