FILIPE NYUSI INAUGURA EM TETE, A MAIOR DO PAÍS E, UMA DAS MAIS MODERNAS UNIDADES DE ABATE E PROCESSAMENTO INDUSTRIAL DE CARNES DE ÁFRICA, COM PADRÃO MUNDIAL

Teve lugar no dia 29 de Julho corrente, na província de Tete, a inauguração da Canelfood – a maior do País e uma das mais modernas unidades de abate e processamento industrial de carnes de África, pelo Presidente da República de Moçambique.

 

O empreendimento foi co-financiado no âmbito do programa SUSTENTA no valor 356 milhões de meticais e irá permitir que 5 mil pequenos criadores familiares tenham acesso ao matadouro como mercado preferencial.

 

A inauguração ocorre num período em que se registou um crescimento assinalável do sector pecuário em 2021 na escala de 9%, impulsionado largamente pelo crescimento da produção de carnes vermelhas em 14% tendo alcançado as 21 mil toneladas, 18% nos ovos e 13% nos frangos.

 

Na ocasião, o Presidente da República deixou saber que a unidade apresenta uma tecnologia de ponta e tem capacidade para abater 200 bovinos e 500 pequenos ruminantes em turnos de 8 horas. Frisou que o empreendimento se distingue de um matadouro comum, porque para além de abate, processa, conserva e procede com o aproveitamento integral dos produtos e sub-produtos das espécies abatidas, com destaque para sangue e peles.

 

Num outro desenvolvimento, o governante referiu que é expectativa do Governo que a Canelfood desempenhe um papel dinamizador do sector pecuário no País, que detém um efectivo de 2.2 milhões de cabeças de gado bovino onde a província de Tete se destaca com 16% desse efectivo, bem como por explorar o potencial nacional de pequenos ruminantes de 4.9 milhões de ovinos e caprinos.

Artigos relacionados