PRODUÇÃO DE SEMENTE CERTIFICADA CRESCE NA ORDEM DE 8%  EM 2022

A informação foi dada a conhecer hoje, dia 17 de Maio corrente, pela Directora Nacional de Sanidade Agro-Pecuária e Biossegurança, Florência Cipriano, durante a abertura da IIIª Reunião Técnica Anual do sector que se realiza na província de Maputo, sob o lema “Sanidade Agro-pecuária e Insumos de Qualidade, Garante do Aumento da Produção, Produtividade e Alimentos Seguros”.

Na ocasião, a Directora Nacional destacou o sucesso alcançado no ano transacto no que concerne a produção de 12.061 toneladas das culturas de milho, arroz, feijão vulgar, feijão nhemba, feijão bóer, feijão holoco, gergelim, soja, amendoim e algodão, contra 11.961 toneladas de semente certificada em 2021, o que representa um crescimento na ordem de 8%.

Num outro momento, a dirigente deixou saber que as acções de fiscalização multissectorial levadas a cabo em 2022 culminaram com a apreensão de vários produtos com destaque para avícolas contrabandeados, num valor estimado em 18.401.700,00 Meticais. Avançou, igualmente, que foram operacionalizadas monitorias para o rato de campo, gafanhoto vermelho, controlo de doenças animais, e ocorrência de doenças como a theileriose, febre aftosa, entre outras.

O evento contou com a presença da Directora da Nacional do Desenvolvimento da Agricultura Familiar, Lucia Luciano, técnicos do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, dos Serviços Provinciais de Actividades Económicas e das Direcções Provinciais de Agricultura e Pescas, Parceiros e distintos convidados.

Artigos relacionados