Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, proferiu o lançamento da campanha de vacinação de Gado Bovino, no Distrito de Massingir, Província de Gaza no terceiro e último dia da visita que vinha efectuando àquela província.
Na ocasião, o Chefe de Estado apelou a todos os criadores do Distrito de Massingir e em geral de todo o País, para aderirem ao processo levando os seus animais à vacinação de modo a evitarem presumíveis catástrofes de eclosão de doenças e consequentemente a perda de animais.
“Procedemos o lançamento da campanha de vacinação de gado bovino, eu próprio vacinei um dos animais e queria apelar a todos do Rovuma ao Maputo, que possuem animais que esta é uma campanha a nível nacional, o processo é gratuito, a vacina é produzida em Moçambique, pois se não acatarem, dentro de alguns dias vão se arrepender, quando eclodir uma doença que poderá levar consigo todas as manadas” fim da citação.
Entretanto, Gabriel Júlio Matlhuza, Chefe dos Servíços Provinciais de Pecuária de Gaza a campanha ora lançada, visa a protecção do gado bovino contra os carbúnculos sintomático e emático, febre aftosa e dermatose nodular, cuja a sua administração acontece desde os 3 meses do animal até aos 3 anos.
Segundo Matlhuza, o processo de vacinação constitui uma das medidas preventivas para que os animais não contraem doenças como também criam defesas dos animais. No total Gaza prevê vacinar durante os meses de Abril a Julho, cerca de 497 mil cabeças de Gado Bovino dos quais 35 mil são do Distrito de Massingir.
Artigos relacionados
-
MADER CELEBRA DIA INTERNACIONAL DO CAFÉ
Teve lugar ontem, dia 01 de Outubro corrente, em... -
REGISTADA UMA REDUÇÃO DE CERCA DE 50% EM ÓBITOS CAUSADOS PELA RAIVA
A informação foi avançada por Américo da Conceição, Director... -
APROVADO PREÇO DE REFERÊNCIA DE COMERCIALIZAÇÃO DA CASTANHA DE CAJU PARA CAMPANHA 2024/25
Teve lugar hoje, dia 13 de Setembro corrente, no...