Lançamento da Campanha Agrária 2019/20
O presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi quer que a campanha 2019/20 seja orientada para uma produção diversificada, sustentável e competitiva. Esta orientação foi emanada pelo Chefe do Estado durante o lançamento oficial da Campanha agrária na localidade de Metuchira, distrito de Nhamatanda, Província de Sofala.
O Chefe do Estado Moçambicano, Filipe Nyusi, iniciou a sua intervenção destacando que durante o quinquénio a sua actuação baseiou?se na orientação estratégica definido pelo Plano Estratégico do Desenvolvimento do Sector Agrário (PEDSA 2011?2015), Plano Nacional de Investimento do Sector Agrário e o Plano Integrado de Comercialização Agrícola 2013?2020 que tem por finalidade estimular o aumento da produção, Produtividade e promover o desenvolvimento da comercialização.
Na mesma senda, revelou a importância da agricultura para a estabilidade da economia nacional tendo destacado que aquando do lançamento da campanha agrária 2017/18 o sector agrário contribuiu para a redução do custo de vida, disponibilizando comida no mercado e baixando deste modo, a inflação e estabilizando a economia nacional. “É exactamente o que aconteceu, a economia cresceu e a inflação baixou significativamente em grande medida, por causa do desempenho do sector agrário? sublinhou.
“Hoje lançamos a campanha agrária 2019?2020 olhando para uma produção da agricultura diversificada, sustentável e competitiva. Esta é a missão para a presente época que irá consolidar as etapas anteriores?.
No acto, o PR apresentou o balanço da campanha agrária finda tendo referido que apesar dos efeitos combinados de seca na região sul, de ciclone Idai e Kenneth no centro e norte do país respectivamente muito fizeram para o aumento da produção e produtividade. No tocante ao processo de certificação da semente o Instituto de Investigação Agrária de Moçambique produziu mais de 300 toneladas de sementes básica de culturas diversas de milho, batata reno e arroz para todo país.
Na produção de hortícolas em 2014/15 saíram de 1,3 milhões de toneladas para 3 milhões na campanha 2017/18 e na campanha finda registaram uma ligeira queda devido aos factores climáticos que afectaram a cadeia de produção com uma produção de 2,5 milhões de toneladas.
No que diz respeito ao controlo de pragas e doenças nas culturas foram distribuídos mais de 255 litros de pesticidas que cobriram uma área de 180.128 hectares, tendo contribuído para um crescimento na ordem de 70 por cento em relação as campanhas transactas.
Na campanha 2018/19 a produção de cereais registou um decréscimo com uma produção de 2,6 milhões de toneladas com destaque para o milho com uma produção de 1,9 toneladas contra 3,2 na campanha anterior onde atingiu?se o pico da produção e na área da extensão contaram com cerca de 3500 extensionistas de rede pública e privada que assistiram cerca de um milhão e duzentos produtores em todo país.
Na ocasião, o PR procedeu a entrega de distinções aos melhores actores agrário que inclui o melhor produtor nacional; melhor produtor nacional jovem; melhor produtora nacional onde participaram do evento produtores, comerciantes, prestadores de serviços agrários, criadores, membros do governo, parceiros de cooperação e população em geral.