Presidente da República recomenda aposta no agro-negócio

O Presidente da República anunciou, ontem, oportunidades de investimento em Moçambique na área agrícola, como ganhos quer para as comunidades locais, quer para os investidores.
Filipe Nysiu falava no Fórum de Negócios e Investimentos África-EUA, que juntou na capital da Etiópia, Adis Abeba, líderes políticos, responsáveis do sector público e privado de países africanos e dos Estados Unidos, para discutir padrões e medidas específicas que possam ser implementadas para apoiar o crescimento liderado pelo sector privado no continente.
Com a participação de cerca de 150 personalidades, o fórum comportava quatro mesas redondas, tendo o Chefe do Estado moçambicano falado na terceira, subordinada ao tema “O negócio da agricultura: criando agronegócios bem sucedidos.”
Nyusi começou por explicar que a agricultura é uma das principais actividades e base de desenvolvimento de muitos países, em particular os africanos, e considerou que o agronegócio pode contribuir significativamente para o aumento do PIB, das exportaçoes e constituir maior gerador do emprego e renda nas comunidades.
O Presidente expôs as “enormes potencialidades agrícolas” de Moçambique, as boas condições geo-ecológicas do país e a sua “vantajosa posição geoestratégica.”
“O agronegócio em Moçambique está ainda na sua fase embrionária, constituindo por isso uma grande janela de oportunidades”, disse o Chefe do Estado, convidando, implicitamente os empresariados africano e norte-americano a aprovitar essa oportunidade.
“Existe uma gama de bens e serviços inovadores que podem ser produzidos e oferecidos ao mercado e desta forma gerar ganhos para as comunidades através da geração de postos de empregos estáveis e lucros para as empresas investidoras”, afirmou.
Reconhecendo que o crescimento da agricultura não advirá somente dos grandes produtores, o Chefe do Estado encorajou a “promoção de sinergias entre os grandes, médios e pequenos produtores, através de trocas de bens e serviços, de modo a aumentar a produção e a produtividade, mas também a qualidade dos produtos.”
O Fórum Africano de Negócios e Investimentos é uma organização do Conselho Corporativo da África (CCA), em parceria com a Comissão Económica das Nações Unidas para a África (ECA). A CCA é a primeira associação comercial dos EUA e está focada na promoção do comércio EUA-África.
Um dos objectivos do fórum é fornecer uma plataforma para um diálogo de alto nível do sector público-privado.
Com a participação de Filipe Nyusi neste encontro encerrou a sua viagem à Adis Abeba, que tinha como objectivo principal participar na 30ª Cimeira da União Africana (UA), terminada na sergunda-feira.(Jornal Notícias)

Artigos relacionados