Pedro Dzucula, novo Director Nacional de Agricultura e Silvicultura

Higíno de Marrule, Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, conferiu posse ao novo Director Nacional de Agricultura e Silvicultura, numa cerimónia que contou com membros do Conselho Consultivo do MASA, órgão de informação e quadros da DINAS.

Falando durante o acto de empossamento, o Ministro de Agricultura e Segurança Alimentar, Higino de Marrule, desafiou ao recêm nomeado ao Director do DINAS, a envidar esforços com vista a consolidar mecanismos de promoção do acesso aos meios e factores de produção de forma competitiva nas sementes, pesticidas e fertilizantes.

Dzucula tem a missão de colaborar com os sectores relevantes do MASA na melhoria da gestão da maquinaria de preparação de terra agrária, equipamentos hidromecânicos e infra-estruturas de irrigação e de produção em regime fechado (estufas e sombrites).

Na ocasião o Ministro, recomendou ao novo director a implementação do Plano para Estatísticas Agrárias, consolidação da integração do Sistema de Aviso Prévio ao Inquérito Agrícola Integrado, com vista a geração de dados e informação estatística fiável, para a tomada de decisões consistentes e gestão sectorial. “Colaboração com intervenientes chaves no maneio de pragas e doenças de importância económica, bem como, da respectiva capacitação institucional dos serviços de sanidade vegetal”, sublinhou.

O empossado, por sua vez, garante dar continuidade ao trabalho deixado pelo seu antecessor olhando para as prioridades do sector agrário para o garante do desenvolvimento sustentável, para o efeito vai impulsionar todos factores cruciais para o aumento da produção e produtividade.

O novo director da DINAS, Pedro Dzucula comprometeu?se a olhar de forma responsável a questão de combate de doenças e pragas assuntos que constitui uma grande preocupação do sector agrário.

Dzucula, até então desempenhava as funções de Director Provincia de Agricultura e Segurança Alimentar de Nampula, técnico superior de agro-pecuária de formação, a partir do dia 15 de Agosto de 2018, tem o desafio de levar a bom porto aquilo que são as funções e tarefas da Agricultura e Silvicultura.

Artigos relacionados