Esta posição foi apresentada recentemente, pelo de Ministro de Agricultura e Segurança Alimentar, Higino de Marrule, durante a realização do Primeiro fórum sobre leguminosas, realizado em Cumba na Província de Niassa .
Segundo Higino de Marrule, o foco nas discussões sobre leguminosas vem no sentido de contribuir para o fortalecimento das condições da saúde das populações pois uma população bem nutrida poderá aumentar os níveis de produção.
O ministro explicou que a feira serve de amostra das potencialidades que existem no pais para produção de leguminosas contribuindo para a mudança de hábitos alimentares e consequentemente teremos uma população mais saudável.
para o efeito “devemos dar mais atenção as províncias que mais produzem as leguminosas e em contrapartida registam índices elevado de desnutrição crónica, o que nos remete a elevarmos os níveis de consumo das leguminosas ”, disse de Marrule.
.
Por seu turno, o Ministro de Indústria e Comercio Regendra de Sousa, disse que a feira serve de oportunidade para juntar todos intervenientes da cadeia de valor das leguminosas, de modo a orientarmos a produção para o mercado .