(JORNAL IKWELI)-Nossa Figura do ano: Celso Ismael Correia – Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Comandante do Exército de Combatentes da fome

Nampula (IKWELI) – O Conselho Redactorial do Jornal Ikweli decidiu por eleger o Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Ismael Correia, como a figura do ano 2021.

Esta eleição é em reconhecimento dos feitos do ministro Celso Correia no desenvolvimento da agricultura, sobretudo dos pequenos produtores e produtores do sector familiar, atingindo níveis de satisfação da cadeia de valores da produção.

Diante das dificuldades e desafios impostos pela pandemia, a agricultura em Moçambique tem vindo a registar avanços significativos, e a sua prática passou a ser aderida por jovens por se terem dado conta que o sector está a trazer benefícios jamais vistos.

No contexto da comercialização, a liderança de Correia foi notória, ao impor o respeito pelo esforço do produtor do sector familiar, a advogar e decidir pela prática de preços justos em reconhecimento do trabalho dos produtores.

As culturas de rendimento passaram a ter um destaque, mas as alimentares não foram perdidas de vista, tanto que os níveis da fome no país reduziram significativamente e o futuro mostra-se promissor.

Igualmente, o ministro Correia pensa numa agricultura com rendimentos e ganhos para todos os seus praticantes, e como se pode notar, também, tem estado a promover a criação de novas leis para que haja justiça no sector, tal como se prepara o sector da castanha do caju.

Sob sua direcção, foi realizado um Inquérito Agrícola no país que há dois anos não realizado, e através de dados realísticos, o sector passou a ter uma melhor planificação.

E o sector da agricultura voltou a ter um grande impacto no Produto Interno Bruto (PIB), tal como se pode ver nos resultados do terceiro trimestre do corrente ano.

No âmbito do Programa SUSTENTA, produtores das zonas rurais passaram a ter maior disponibilidade de meios de produção e assistência técnica.

Os números que o sector dirigido por Celso Correia apresenta são a ilustração mais evidente dos sucessos da sua liderança, notando-se que a campanha agrária 2020-21 foi caracterizada pelo crescimento acentuado no sector da agricultura em 8,2%, contra os 3% da anterior campanha.

A rede de extensão nacional passou a contar com 3 451 extensionistas, dos quais 2 158 recém-contratados, incrementando a cobertura de 6,9% para 11%.

O incremento do uso de sementes certificadas foi de 9.700 toneladas, cujo crescimento foi de 259,3%; e o uso de fertilizantes passou de 60.000 para 90.447,89 toneladas, o que representa o crescimento de 151%.

O valor da produção agrícola cresceu em 9,8% quando comparado à Campanha Agrária 19|20 com o valor de mercado da produção (calculado a preços correntes) de 321.266.205.579,50 Mt.

Igualmente, a industrialização do sector continua em voga, bastando notar a fábrica de processamento de gergelim estabelecida no distrito de Nacala, bem como a de milho.

O combate ao contrabando de produtos agrícolas continua sendo uma prioridade do elenco de Celso Correia, sobretudo nas áreas de castanha de caju, gergelim e frango.

Por estas razões, o ministro Celso Ismael Correia é a figura do ano do jornal IKWELI. (IKWELI)

Artigos relacionados