Mossuril aposta em mais áreas de cultivo

Na presente campanha Agrícola o distrito de Mossuril em Nampula espera produzir 274 mil toneladas de produtos diversos numa área de 47 mil hectares. Segundo a Administradora distrital Nerina John, que falava no âmbito das celebrações do dia de campo. Disse que a área lavrada ultrapassa três mil hectares quando comparada com a safra anterior, o mesmo acontecendo com a produção esperada que deverá registar um crescimento de 25 mil toneladas. O distrito conta com 18 extensionistas da rede pública e de parceiros que intervém na cadeia de produção agrícola, com os técnicos que fazem a transferência de tecnologias aos produtores, particularmente do sector familiar e associativo. Como resultado da assistência técnica um dos produtores da região de Naguema, trabalhou uma área de quatro hectares, onde fez a consociação das culturas de milho e amendoim, encontrando-se neste momento num processo de colheita.
Segundo o Director distrital das Actividades Económicas de Mossuril, Alfredo Nampuio considera que apesar das chuvas irregulares e da depressão tropical que assolou o distrito em fevereiro último não vai contribuir negativamente para a presente safra agrícola, disse que o seu sector levou a cabo acções imediatas, que forma a responder às perdas registadas na área afectada com o plantio de culturas da segunda época, nomeadamente feijões, gergelim e hortícolas com resultados encorajadores.
Para além da produção agrícola para a renda das famílias, o distrito de Mossuril tem potencialidades na indústria pesqueira, onde tem registado pouco mais de meia centena de pescadores artesanais que se dedicam á captura do pescado que é comercializado nas cidades de Nampula e Nacala.
Possui também uma indústria salineira e de cal, produtos que são explorados de forma empresarial e em associações.
______________________
Jornal Notícias, 14 de Maio de 2018

Artigos relacionados