Moçambique e Eswatine Estreitam Laços de Cooperação

Depois do governo de Moçambique ter definido como estratégia de condução da política externa a diplomacia económica, o Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, Higino de Marrule e o seu o homólogo do Reino eSwatini, Moses Vilakati, assinaram um memorando de entendimento que prevê acções prioritárias para dinamizar o sector agrário dos dois países.
Segundo o Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, Higino de Marrule, a assinatura do memorando enquadra-se na concretização dos objectivos do governo, com vista, ao estreitamento dos laços de cooperação entre os estados.
Para de Marrule o acordo visa fortalecer o alinhamento de estratégias que permitem o desenvolvimento do sector agrário dos dois povos na realização de acções conjuntas na prevenção ou combate de doenças transfronteiriças em gado bovino, com enfoque para a febre aftosa.
O memorando servirá para os dois países no desenvolvimento de projectos de investigação científica virada ao combate da praga do funil do milho que afecta grandemente a capacidade dos pequenos produtores de garantirem a segurança alimentar”.
Entretanto, os dois países vão cooperar em projectos de troca de experiências nas áreas de irrigação, medidas sanitárias e fitossanitárias, produção de culturas, onde esta iniciativa vai impulsionar a produção agrícola reduzindo assim a capacidade de importação dos produtos alimentares.
Na sua intervenção o Ministro da Agricultura do Reino de eSwatini, Moses Vilakati disse que os dois países vão cooperar em áreas que são de extrema importância para o desenvolvimento do sector agrário como é caso da investigação, medidas sanitárias e fitossanitárias, produção de culturas de modo a garantir a segurança alimentar dos seus povos.
Para Vilakati este acto comprova o compromisso dos dois países em desenvolver o sector agrário para o efeito, o sector privado também é chamado as possibilidades do agronegócio para a salvaguarda do bem-estar económico dos países.

Artigos relacionados