Actores da cadeia da fruta debatem estratégias de aumento da produção, em Inharrime, Província de Inhambane

Fórum de fruteiras
Actores da cadeia da fruta debatem estratégias de aumento da produção

 

 

Vários actores da cadeia da fruta, juntaram-se esta terça-feira, na província de Inhambane, distrito de Inharrime, no primeiro fórum provincial de fruteira com vista a debater estratégias que visam melhorar o volume da produção e qualidade da fruta no país.

Na abertura do evento, o Governador da Província Daniel Chapo, disse que a realização do fórum, representa o arranque de mais uma etapa dentro do processo produtivo visando a recuperação do potencial de produção.

 

De acordo com o Governador, nos últimos tempos, tem estado a registar se declínio da produção e da produtividade da fruta devido à falta de podas e limpezas das fruteiras, ao envelhecimento das plantas na maioria dos pomares da Província, e a incidência de pragas e doenças que estão associadas à falta de maneio.

 

Na sua intervenção o governador da província de Inhambane, Daniel Chapo disse que, o fórum tem como finalidade a promoção da cadeia de valores da fruta com vista o aumento da produção e da produtividade da fruta, não apenas para segurança alimentar e nutricional mas também para tornar a produção de fruta uma e fonte segura de renda para as famílias.

Para Chapo com a realização do Fórum, pretende ? se reactivar o cometimento de todos os actores da cadeia da fruta, desde os Governos Provinciais, Distritais, produtores, Técnicos a agro-industriais com vista ao aumento da produtividade e produção da fruta, focalizando a Sensibilização e o apoio à população para a realização periódica de podas, limpezas, o tratamento de pragas e doenças, a implantação de novos pomares com finalidade comercial e na intermediação do mercado da fruta.

 

Segundo o governador chapo todos assuntos discutidos no primeiro Fórum Provincial de Fruteiras representam o arranque de mais uma etapa dentro do processo produtivo visando a recuperação e capitalização do potencial de produção da fruta na Província de Inhambane, entretanto, apelou aos actores agrícolas a realização de podas e limpezas de fruteiras.

Na província de Inhambane Distrito de Inharrime, o Primeiro Fórum Provincial de Fruteiras decorreu sobre lema “Por Uma Fruticultura Orientada Para o Agro-Negócio, Segurança Alimentar e Nutricional”.

 

Artigos relacionados