MINISTRO DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL VISITA FAO

Teve lugar no dia 01 de Março corrente, na Itália, Roma, uma reunião de trabalho na sede da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura que contou com a presença de Celso Correia, Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, e Qu Dongyu, Director-Geral da FAO.

Na ocasião, foi abordado o estágio de desenvolvimento da agricultura e segurança alimentar em Moçambique, bem como perspectivas de futuro por forma a encontrar uma resposta conjunta aos desafios ligados aos choques climáticos que o País e a região enfrentam.

Na Reunião, o Ministro da Agricultura deixou saber que para este período de cheias, existe um conjunto de medidas que estão a ser tomadas, nomeadamente, disponibilização de sementes para segunda época de modo a mitigar o impacto das cheias através de sementes de hortícolas e milho por forma a garantir que logo que as águas baixem as famílias possam ter sementes de forma subsidiadas nas áreas afectadas.

Num outro desenvolvimento, garantiu que se está a fazer o mapeamento das zonas que estão afectadas para se intervir no fim do ciclo da época chuvosa de acordo com as capacidades existentes e parceiros mobilizados para o efeito. Destacou o esforço que Moçambique está a fazer para se tornar um País sustentável ao nível da agricultura apostando na transferência de tecnologias com apoio de todos parceiros.

Artigos relacionados