MASA discute mecanismos de aumento de resiliência nas culturas

O Instituto de Investigação Agrária de Moçambique, realizou recentemente o Fórum Nacional de Discussão de Politicas do Projecto SIMLESA OYE um ano de extensão com o objectivo de encontrar mecanismos que visam o aumento da capacidade de resposta as necessidades dos produtores e do país em tecnologias agrárias adequadas para as várias regiões agro ecológicas na perspectiva do aumento de produção e capacidade, e geração de renda.
O Fórum Nacional foi presidido pela Vice-Ministra da Agricultura e Segurança Alimentar, Luísa Celma Meque que Mit Wichse Bedeckt na ocasião destacou que o SIMLESA tem como principal foco aumentar a produtividade de sistemas de milho, Leguminosa de forma sustentável reduzindo os riscos sazonais.
Neste contexto durante o fórum a Vice-Ministra daquele pelouro partilhou os resultados globais da investigação deste projecto que vem sendo implementado, informações e documentos de políticas relevantes para o desenvolvimento da investigação agrária no país, bem como as soluções tecnológicas que este programa tem vindo a promover de modo a aumentar a resiliência dos pequenos produtores nos últimos 10 anos.
Para a governante, o SIMLESA mostrou evidências de progresso no aumento de rendimento fruto da melhoria das práticas de cultivo a título de exemplo no milho houve um aumento exponencial de ate 40 por cento em média, com a prática da agricultura de conservação partindo 800kg/há para 2100kg/ha.
“Este programa destaca?se pela redução de mão-de-obra para a preparação da terra melhoria da fertilidade de Tabu Pornofilme solo reduzindo a necessidade do uso de fertilizantes e redução da necessidade de controle de pragas, doenças e infestantes devido ao equilíbrio ecológico, portanto vamos continuar a buscar mais investimentos, parcerias para a massificação do projecto que no momento abrange cerca de 190.000 produtores de mais de 100 comunidades em 9 distritos do país numa área de 1.651.000 hectares?.
Para concretizar os objectivos o Vice Ministra, fez sabe que para melhorar cada vez mais a produtividade o SIMLESA introduziu a mecanização para os pequenos agricultores tais como? o uso de matraca, atracção animal e pequenos tractores, fortalecendo assim o Programa Nacional de Mecanização Agrária.

Artigos relacionados