Maputo Cidade Prevê Vacinar 105 mil Galinhas na Campanha de Vacinação contra “New Castle”

A Direcção da Agricultura e Segurança Alimentar da Cidade de Maputo (DASACM), procedeu quinta-feira, 07/02/2019, o lançamento da campanha de vacinação contra Newcastle na Katembe, onde a nível da cidade de Maputo este ano prevê vacinar 105 mil galinhas. De referir que esta vacinação ocorre, três vezes ao ano entre os meses de Março, Julho e Novembro.
Na ocasião a Directora da Agricultura da Cidade de Maputo (DASACM) Lúcia Luciano, referiu que para esta primeira fase da vacinação foram solicitadas 35 mil doses da vacina equivalente a meta. Desde 2016 e 2018 devido a sensibilização dos criadores o número de aves por vacinar tem vindo a crescer, factor que contribui para segurança alimentar.
Segundo a Directora Lúcia, neste período o processo de vacinação vai integrar os quatro distritos municipais que tem principais focos de criação das aves nomeadamente: Katembe vai vacinar 7 mil aves, kamubukwana 11 mil, Kamavota 13 mil, e Ka nhaca, mas em outros distritos que tem alguns criadores e não estão escalados podem contactar as estruturas locais para solicitar a vacina na DASACM.
“Para o sucesso deste processo de vacinação trabalhamos em conexão com as estruturas locais, para identificação de criadores, portanto nos últimos anos temos superados as metas. Além disso, este acto evita a perda das aves que geralmente é o garante do sustento de algumas famílias” frisou a directora.
Ainda na sua intervenção a directora da Agricultura da Cidade de Maputo Lúcia Luciano, disse que este processo de vacinação ajuda os pequenos produtores no aumento da criação das aves de modo a garantir a sustentabilidade das famílias que praticam esta actividade para a sua renda familiar bem como para o comércio.
“Apelamos aos técnicos para o maior comprometimento com esta actividade de modo a dar suporte necessário para o alcance de aumento da produtividade”.
O evento do lançamento da campanha de vacinação contra Newcastle integrou actividades de vacinação de aves porta a porta no Bairro de Guanchene no Distrito Municipal Katembe.

Artigos relacionados

English EN Portuguese PT