MADER REALIZA O SEU II CONSELHO COORDENADOR

Teve lugar hoje, dia 09 de Dezembro corrente, em KaTembe, na Cidade de Maputo, a cerimónia de abertura do II Conselho Coordenador do MADER neste Quinquênio, e foi dirigida por Sua Excelência Celso Ismael Correia, Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

 

No discurso de ocasião, o Ministro frisou que se iniciam os trabalhos do Coordenador tendo a Fome Zero até 2030 no topo da agenda. O dirigente avançou que a oportunidade é ímpar para se reavaliar o grau da execução do programa SUSTENTA e de todas as acções do sector com vista a realinhar-se as estratégias para o próximo ano, fazendo os ajustes que se julgarem pertinentes em toda a linha da actuação do MADER.

 

Mais adiante, o governante apresentou como uma das principais conquistas da última Campanha 20/21, o registo do aumento da produção nacional de semente em 276%; saiu-se de 2.700 para 10 mil toneladas. Garantiu que foram ainda produzidas e administradas cerca de 33 milhões de doses de vacinas, contra as 23 milhões da campanha transacta.

 

Num outro desenvolvimento, o dirigente destacou a reabilitação e requalificação de 12 mil hectares nas províncias de Gaza, Manica, Sofala e Zambézia, no âmbito da política de optimização do potencial de terra irrigável do país.

 

Para a Campanha Agrária 21/22, o Ministro frisou que o sector tem a ambição de voltar a superar as projecções de crescimento para cifras na ordem dos 13.9%.

 

A reunião será de dois dias e conta com a participação dos membros do Conselho Consultivo do Ministério, SPAEs, DPAPs, Chefes de Departamento, Administradores, Directores de Serviços, Directores Técnicos, Chefes de Divisão e Coordenadores de Projectos.

 

Artigos relacionados