MADER PARTICIPA NA FEIRA INTERNACIONAL DO COMÉRCIO DO SECTOR AGRÍCOLA NA ITÁLIA

O facto decorreu entre os dias 7 a 9 de Setembro do presente ano nas cidades de Rimini, Cesana e Bologna, Itália. A Delegação que efectuou a deslocação esteve composta por 6 representantes do sector privado, 4 representantes do MADER e 1 representante da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO).

A delegação moçambicana que participou na Feira Internacional do Comércio do Sector Agrícola, com foco para o subsector da hortifruticultura, denominada MACFRUT, realizou visitas de troca de experiência no Centro Agroalimentares, Fábrica de Processamento, Distribuição de Frutas e Vegetais de modo a assegurar o intercâmbio.

A participação na feira visava colher experiência da Itália no que tange ao desenvolvimento de rede de negócios e soluções tecnológicas em agro-processamento, em particular na hortifruticultura com base no sector familiar e nas MPMEs; criar parcerias de negócios entre as empresas moçambicanas e investidores Italianos e internacionais; consolidar o conhecimento sobre os serviços logísticos de gestão de mercados de frutas e legumes frescos, incluindo a sua concepção e implantação.

Nesta deslocação, igualmente, foi assegurada a cooperação internacional com os parceiros de desenvolvimento por forma a melhorar o sector agrário nacional com destaque para a promoção das cadeias de valor e integração da produção nacional de forma sustentável através da abordagem de Parceria Público-Privado (PPP).

Na feira foram expostas as potencialidades de Moçambique, oportunidades de investimento, considerando a sua localização geográfica, incentivos fiscais existentes na área da agricultura referente a isenção de importação de maquinarias, redução da taxa de energia de média tensão para irrigação para a produção de alimentos e combustível, acesso a terra (DUAT), e apresentados os produtos exportáveis como, litchi, banana, macadâmia, soja, gergelim, chá, entre outros.

Artigos relacionados