CELSO CORREIA INAUGURA UNIDADE DE PRODUÇÃO DE FRANGO EM NAMAACHA

Trata-se de um complexo de produção de 5 milhões de frangos por ano, fruto de um investimento privado de 640 milhões meticais.

No seu discurso de ocasião, o Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural destacou que o Governo está determinado a combater o contrabando do frango, garantindo que tem envidado esforços ao nível central e nas administrações locais nesse sentido.

“Estamos a assistir, neste momento, ao aumento da produção na ordem de 16,6 por cento, se comparado ao igual período do ano passado. O grande desafio tem a ver com disponibilidade de ração, mas que mesmo assim, o sector está a registar melhorias. O contrabando é um dos constrangimentos para o crescimento do sector no país e estamos sensíveis a esse cenário”, frisou o governante.

Após a cerimónia de inauguração da unidade de produção de frango, procedeu-se com a entrega de meios de produção, 13 tractores para os agricultores e 150 motorizadas para os extensionistas da província de Maputo. Igualmente, teve-se o privilégio de se acompanhar um momento ímpar – o juramento dos 102 novos extensionistas (Exército de Produção), dos quais 48% são mulheres.

“Antes existiam pouco mais de 90, sendo que agora há aumento de pessoal em mais de 100 por cento. Graças a esse trabalho formativo, o país passará a ter mais 2 mil extensionistas na próxima campanha agrícola, o que poderá ajudar nos esforços do aumento da produção e da produtividade”, avançou Celso Ismael Correia.

#SUSTENTA: Transformando vidas

Artigos relacionados