MADER LANÇA OFICIALMENTE A CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANIMAL

Teve lugar ontem, dia 03 de Abril corrente, na província de Maputo, distrito de Moamba, Sob o lema “Em Defesa da Saúde Pública e da Economia”, a cerimónia Central do Lançamento da Campanha de Vacinação Animal que foi dirigida pelo Vice-Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Desenvolvimento Rural, Olegário Banze.

Na ocasião, o Vice-Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural deixou saber que em 2023 registou-se uma cobertura vacinal média de 79%, sendo que a cobertura vacinal mínima desejável é de 80%.

Num outro momento, o dirigente avançou que o País registou, no período em análise, uma produção pecuária global de 181.792 toneladas de carnes, contra 174.046 toneladas em 2022, o que corresponde a um aumento em 4%. Referiu que desta produção, a carne de bovinos cresceu de 20.051 toneladas em 2022 para 21.136 toneladas em 2023, o que representa um aumento também de 4%.

Para o Governante, a campanha de vacinação animal constitui premissa incontornável para se garantir a defesa da Saúde Animal e da Economia do País, pois, é através da imunização dos animais contra as doenças de declaração obrigatória que se assegura a protecção da Saúde Pública.

“Contribuíram para o alcance dos resultados acima citados, a intensificação na implementação das medidas de controlo do movimento de animais, controlo do roubo de gado e de abates clandestinos, melhoramento do maneio sanitário e reprodutivo, assim como as feiras de genética melhorada de animais”, salientou o Vice-Ministro.

Participaram do evento, Membros do Conselho Consultivo do MADER, Membros do Conselho Executivo Provincial e Governo Distrital, Parceiros de Cooperação, Criadores de Gado e Provedores de Serviços Veterinários.

Artigos relacionados