Leite de Soja e Yogurte de Soja

Inovador: Lucas Mujojo.

Só?Leite de Soja Yogurte de Soja resultam da exploração duma farma de soja pertença do inovador Lucas Mujojo. A Iniciativa envolve 65 famílias, em regime de trabalho sazonal, para o cultivo regular de soja e para o fabrico e venda dos seus derivados. Isto favorece a existência da segurança alimentar e nutricional, a produção de ração animal e de estrume de excremento de galinhas para uso como fertilizante.
Esta inovação assenta no agro-processamento da Soja e na exploração racional dos seus derivados numa Cadeia de Valor de base empreendedora, tanto para a produção de Leite e de Yogurte, quanto de Farinha com que se faz Pão integral (com 60% de farinha de soja), Fritos (com feitio de ‘Chips’) e Ração (com 80% de farinha de soja) para galinhas poedeiras.
O volume de produção de Leite e Yogurte de soja está actualmente numa média mensal mil e quatrocentos e quarenta por mês (1.440L/Mês). Para o efeito contribui como matéria-prima a soja fornecida pelos pequenos camponeses do Corredor da Beira. Vai sendo gradualmente aumentada, de forma a se alcançar seis (6) mil litros por mês. Esta aposta de desenvolvimento inclui a montagem de moageiras de soja e os camponeses produtores de soja são incentivados a construir padarias com base em materiais-locais.
Só?Leite de Soja Yogurte de Soja é uma inovação desenvolvida pelo Senhor Lucas Mujojo, Moçambicano; da Localidade de Belas, no Posto Administrativo de Vandúzi, no Distrito de Manica, na Província de Manica,. Contacto: so.leiteyogurtesoja@gmail.com e +258 828462782.
Fonte: Inovador Lucas Mujojo; In Power-point ‘Processamento da Soja’ Escrito e Revisto por: Paulo Sérgio (Investigador Assistente); Para: Senhor Director Nacional Adjunto de Ciência e Tecnologia, Engº Benjamim Langa; Maputo, 4ª feira, 3/8/2016

Artigos relacionados