Lançado Projecto de Agricultura Irrigada de Pequena Escala e Acesso ao Mercado

O Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, Higino Francisco de Marrule procedeu em Maputo o lançamento oficial do Projecto da Agricultura Irrigada de Pequena Escala e Acesso ao Mercado (IRRIGA), avaliado em 57 milhões de dólares. Este enquadra-se na operacionalização das politicas publicas nomeadamente o plano estratégico de Desenvolvimento do Sector Agrário (PEDSA) e o Programa Nacional de Irrigação (2017-2042)
Na ocasião o Governante disse que o projecto pretende construir e reabilitar 3.00 hectares, que serão adicionados aos 2.500 desenvolvidos no âmbito do projecto PROIRRI, que foi implementado até Setembro de 2018, nas províncias de Manica, Sofala e Zambézia.
Durante a sua intervenção o Ministro, saudou ao Banco Mundial por financiar o projecto IRRIGA, que irá beneficiar directamente 45.000 pequenos produtores, maioritariamente mulheres e jovens, com acesso melhorado a irrigação, serviços agrícolas e ligação aos mercados.
“Queremos reforçar a capacidade de adopção de praticas resilientes de mitigação e daptação às mudanças climáticas por parte dos produtores, sobretudo no quadro de desenvolvimento de infraestruturas adequados ao contexto actua, caracterizados por fenómenos extremos. O projecto primará pela coordenação entre os vários actores envolvidos na produção agrária”.
Neste contexto, o projecto IRRIGA será desenvolvido nas províncias afectadas pelo Ciclone IDAI, cuja população espera de modo que possa contribuir para a recuperação da capacidade de produção de alimentos a curto prazo.
Por seu turno, o Director do Banco Mundial em Moçambique, Mark Lundell disse que, o desafio de implementação do projecto IRRIGA é o desenvolvimento de sistemas de irrigação resilientes a mudanças climáticas de modo a reforçar a capacidade produtiva em Moçambique.
Para Lundell o projecto vai beneficiar os pequenos produtores e promover uma economia inclusiva, dai urge a necessidade de promover maiores relações comerciais com o sector privado.

Artigos relacionados