LANÇADO O I FÓRUM NACIONAL DE PECUÁRIA

O evento teve lugar no dia 21 de Fevereiro corrente, no distrito da Katembe, Cidade de Maputo, e foi dirigido por Sua Excelência Celso Ismael Correia, Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

A plataforma é um canal de diálogo e debate especializado em políticas do subsector que sustenta 500 mil pessoas no país.

Na ocasião, o Ministro da Agricultura destacou o crescimento do sector pecuário em 9% contra a média de 4,4% registada nos últimos 10 anos. Frisou que houve um aumento de carne bovina em 13%, correspondente a 159.992 toneladas, e um aumento da produção de carne frango em 13%, correspondente a 135.708 toneladas.

Num outro momento, o governante deixou saber que houve um crescimento de 18% na produção de ovos que corresponde a perto de 25 milhões de dúzias. Igualmente, avançou um crescimento de 22% que tem a ver com a produção de cerca 3,3 milhões de litros de leite.

O dirigente garantiu que o crescimento da produção de vacinas de 22 milhões para 43 milhões de doses, é tida como a maior marca de produção nacional de vacinas. Salientou que o registo de zero focos de febre aftosa surge depois de 4 anos de ocorrência permanente.

 

Artigos relacionados