Jovens devem ser Principais Actores do Desenvolvimento do País

Esta posição foi apresentada no dia 17 de Agosto de 2019 em Pemba, Província de Cabo Delgado pela Vice?Ministra da Juventude e Desportos Ana Flávia Azinheira durante o encerramento da semana comemorativa do 39° aniversário do dia da SADC que os jovens devem ser os principais actores do desenvolvimento do sector agrário do país a partir do agronégocio
Segundo a Vice?Ministra da Juventude e Desportos Ana Flávia Azinheira para que, a juventude inicie uma revolução económica tendo como base a agricultura. O governo de Moçambique estabeleceu o fundo de garantia em coordenação com o Banco Nacional de Investimentos (BNI) no valor de 260 milhões meticais para projectos agrários de processamento de caju, horticultura, avicultura, produção de soja e acesso a mercados.
Para o efeito BNI dispõe do fundo de 6 mil milhões de meticais em linha virada a cadeia de valor do agronégocio, incluindo a assistência técnica para os produtores com destaque para os jovens e Agencia de Desenvolvimento do vale de Zambeze disponibiliza recursos para vários fins com destaque para pequenos projectos avícolas, hortícolas tendo em vista a desenvolver uma geração de produtores orientados para o mercado.
Outras iniciativas como projectos para o desenvolvimento da cadeia de valor nos corredores de Maputo ? Limpopo e iniciativas de 407 jovens na cadeia de valor de hortícolas. No quadro de mecanização agrária foram disponibilizados mais de 100 milhões de meticais para projectos vindo exclusivamente de jovens na cadeia de valor de avicultura e horticultura.
“Estas iniciativas visam garantir que jovens moçambicanos tenham oportunidades com potencial de fazer a diferença na transformação da agricultura de sobrevivência para uma agricultura orientada para o mercado. Queremos instar aos nossos jovens a usar estas oportunidades para que de facto contribuam para o desenvolvimento nacional. Os jovens devem apropriar?se destas iniciativas como principais actores rumo ao desenvolvimento?

Na ocasião a Vice?Ministra da Juventude e Desportos sublinhou que, a celebração desta data simboliza as conquistas alcançadas pelos países membros da SADC com a colaboração na resolução dos actuais e futuros desafios. O lema da celebração do dia da SADC é um chamamento para que todos jovens reflictam profundamente do seu papel para tornar o lema uma realidade.
“Queremos instar a juventude da SADC a desempenhar um papel de continuadores dos ideais dos fundadores da organização tendo em vista a superação dos desafios que ainda persistem tais como a criação de postos de emprego através de ideias inovadores de empreendedorismo. Para o efeito estes devem estar na vanguarda dos processos de desenvolvimento devendo colocar todas suas energias aos serviços da pátria?

A cerimónia central do Dia do SADC foi marcada de várias actividades a destacar a deposição da coroa de flores na praça dos heróis de Pemba, cultura, visita da feira de exposição agrária sob lema “SADC Pelo Empoderamento da Juventude no Sector Agrário para o Alcance da Soberania Alimentar?

Artigos relacionados