A província de Inhambane poderá produzir, na presente campanha agrícola, cerca de 20 mil toneladas de batata- -reno, tornando-se, desta feita, numa das referências nesta cultura na zona Sul de Moçambique.
Dados recentemente divulgados em Pambara, no distrito de Vilankulo, no lançamento da colheita desta cultura, apontam que metade desta produção será do sector empresarial e remanescente dos pequenos produtores que trabalham maioritariamente no litoral e áreas húmidas do interior.
Neste momento, parte da batata que abastece alguns mercados grossistas e supermercados da cidade de Maputo é produzida nos distritos de Inharrime, Panda e Vilankulo, em Inhambane.
Com efeito, na presente safra foram preparados mais de 200 hectares nos sectores familiares e privado, sendo que metade é da empresa Agri-Maçaroca.
Esta empresa, que por sinal acolheu o lançamento oficial da colheita, estabeleceu-se no distrito de Vilankulo em 2017, sendo que as suas actividades ganharam forma após a conferência provincial de investidores, evento que serviu para a divulgação do potencial existente em Inhambane.
Artigos relacionados
-
Castanha de caju: autoridades proíbem comercialização antes da época prevista
Ler mais: in Diário Económico Online 14.10.2024 Share this...... -
Alterações climáticas forçam mudança de foco na agricultura
Ler mais: in Jornal Noticias 14.10.2024 Share this... Whatsapp... -
Cabo Delgado: inaugurada primeira fábrica de processamento da castanha de caju
Ler mais: in Diário Económico Online 05.10.2024 Share this......