Produtores e extensionistas da província de Gaza receberam, sexta-feira, oito mil kits de insumos da cultura do arroz, 20 tractores e as respectivas alfaias e 66 motorizadas para assistência técnica aos agricultores.
Numa cerimónia dirigida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, no distrito de Chongoene, os produtores receberam também cheques no valor global de mais de 760 milhões de Meticais, naquilo que constitui o pontapé do programa Sustenta, cerca de 45 dias após o seu lançamento, em Tete.
O dinheiro deverá beneficiar pequenos agricultores, agricultores comerciais emergentes e empresas-âncora, abrangendo cerca de oito mil produtores.
Na ocasião, Filipe Nyusi explicou que o objectivo do “Sustenta” é empoderar e profissionalizar o agricultor para que passe a produzir com conhecimento e de forma rentável, o que concorre para o aumento da sua renda.
Entretanto, o Chefe de Estado reconheceu os desafios que o país enfrenta, mas apelou à calma de todos para encarar os problemas. “Estamos cientes dos desafios que o país vive – terrorismo, mudanças climáticas e covid-19 –, mas apelamos ao povo a não entrar em pânico. Devemos encarar a situação e não nos distrairmos, porque só assim é que podemos resolver o problema principal que é o desenvolvimento do país”, exortou. Para o alcance destes objectivos, os extensionistas, segundo o estadista moçambicano, devem fazer devidamente a assistência aos agricultores, de maneira que passem a produzir de forma rentável
Artigos relacionados
-
Castanha de caju: autoridades proíbem comercialização antes da época prevista
Ler mais: in Diário Económico Online 14.10.2024 Share this...... -
Alterações climáticas forçam mudança de foco na agricultura
Ler mais: in Jornal Noticias 14.10.2024 Share this... Whatsapp... -
Cabo Delgado: inaugurada primeira fábrica de processamento da castanha de caju
Ler mais: in Diário Económico Online 05.10.2024 Share this......