Inhambane produziu quatro mil toneladas de carne de frango em 2017

A província de Inhambane, registou na campanha agrária 2016/2017 a produção de 4.012 toneladas de carne de frango de corte e 159.209 dúzias de ovos. Está informação foi avançada pelo Governador da Província de Inhambane Daniel Chapo, na manhã desta quarta-feira, a quanto a abertura do seminário de capacitação de extensionistas e avicultores desta parcela do país.
Daniel Chapo, disse que é perspectiva do Governo a curto e médio prazo, reduzir a importação destes produtos, através de investimentos realizados na Província com especial destaque para Aceagrários em Inhassoro, sector privado nós distritos da Maxixe, Vilankulo e Morrumbene e pelas Associações agro-pecuárias dos Distritos de Inhambane e Inharrime, assim como projectos de incubação de jovens.
Segundo Daniel Chapo, para se atingir a tão almejada auto-suficiência em frangos e ovos, são necessários investimentos adicionais na cadeia de valor do frango e ovo, com destaque para a implantação da Industria de produção de rações com investimento nacional e estrangeiro.
O Governador de Inhambane, convidou aos provedores de serviços e a Higest, a necessidade de estabelecerem contratos programas e parcerias com os produtores de cereais, soja, mapira e mandioca, com vista a garantir o fornecimento de matéria-prima para a produção de rações localmente, o que no entender do governante vai contribuir na redução dos custos da produção de frangos e ovos.
Com o seminário, o Governo da Província de Inhambane pretende municiar os extensionistas e avicultores com experiências e ideias inovadoras para o aumento da produção e produtividade de frangos de corte e ovos. São no total 10 técnicos de extensão e 50 avicultores a nível da Província que estão a ser capacitados por dois dias na cidade de Inhambane.

Artigos relacionados