Inhambane acolhe Reunião Nacional do Subsector do Cajú

Inhambane acolhe  reunião nacional do Instituto do Fomento do Caju de 27 a 29 de Junho, cujos objectivos são de avaliar o desempenho do Sector no ano 2017, verificar o estágio da campanha em curso e planificar acções para 2019.
Na cerimónia de abertura, Daniel Chapo, Governador da Província de Inhambane, disse que a Província, tem se esforçado no sentido de aumentar a produção e produtividade da castanha de caju, através do apoio direto aos produtores nos programas de Maneio Integrado dos cajueiros alocando gratuitamente produtos químicos para o tratamento, produção de mudas, controle da comercialização e circulação da castanha .
Referiu ainda que, na última campanha de comercialização da castanha de caju, a província comercializou cerca de 8.700 toneladas das 10.000 planificadas, devido às adversidades com destaque para o ciclone DINEO, ocorrência de chuvas intensas e ventos fortes acompanhados com granizo.
Chapo, anunciou igualmente que, a província mobilizou um investidor para o subsector do caju, que neste momento já iniciou a construção de uma unidade fabril, no distrito de Massinga. Para o distrito de Govuro, está na forja, um projecto para plantio de 1000 hectares de cajueiros.
Refira se que, a reunião conta com cerca de 80 participantes, oriundos de todo o país, dentre eles, quadros do Sector Público, privado, industriais do subsector do caju, exportadores e parceiros de cooperação.

Artigos relacionados