INAUGURAÇÃO do Bloco de Rega de Magula, no Regadio do Baixo Limpopo

O SONHO escolhido no lançamento da campanha agrária de 2017/2018, em outubro deste ano, na província de Maputo, está a ganhar contornos reais, com a inauguração, do sistema de irrigação do bloco de Magula no Regadio do Baixo Limpopo, na província de Gaza, pelo presidente da República Filipe Jacinto Nyusi.
Bloco tem a capacidade de 1.050 hectares e resulta de um investimento feito pelo Governado de Moçambique, com crédito do Banco Africano do Desenvovimento (BAD), tendo as obras sido orçadas em 10.125.000 dólares. As obras começaram em Outubro de 2015 e terminaram a 30 de Setembro do ano corrente, sendo o sistema, provido de três electrobombas, cada uma com capacidade 2.49m3 por segundo. Tem ainda um canal de distribuição com uma extensão de pouco mais de sete quilómetros.
A bomba vai beneficiar diferentes extractos sociais, que poderão fezer aproveitamento de uma área de 300 hectares reservada para o Governo. Metade deste espaço será usada para a produção da semente básica, para o programa de treinamento de jovens para empreendedorismo, para combatentes, mulheres empreendedoras da província de Gaza, profissionais públicos, produtores emergentes, ficando os outros 150 hectares para as comunidades de Magula e chimbonhanine, que se localizam em redor do regadio.
Dirigindo-se á população da região do Regadio do Baixo Limpopo, O Presidente da República disse que a implantação desta infra-estrutura poderá contribuir para rentabilizar as reconhecidas potencialidades agrícolas da zona de Magula, cuja produção abastece os mercados locais e de outras províncias de Moçambique,assim como gerar renda para as famílias produtoras.
Após o corte da fita, no acto que simbolizou a inauguração do empreendimento, O presidente da República, afirmou que: “Associámo-nos ao entusiasmo da população de Magula, porque está a receber um empreendimento real, para aumentarmos a nossa produção. E estamos aqui para vermos que o lema escolhido pode ser confirmado e o sonho pode tornar-se uma uma realidade”, fim da citação.

Artigos relacionados