IIAM produz plântulas de bananeiras financiadas pela bananamoz

Decorreu hoje, 12 de Janeiro do presente ano, nas instalações do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), a entrega do primeiro lote de plântulas de bananeiras financiadas pela Bananamoz.

A parceria entre a Bananamoz e o IIAM surge no âmbito do programa erradicação do vírus do topo em leque da bananeira, cientificamente conhecido por BBTV, que visa reduzir o impacto da doença no país com principal enfoque no sector família

Segundo o representante da Direcção Nacional de Sanidade Agropecuária e Biossegurança do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, é importante que se enalteça a parceria da Bananamoz e o IIAM no garante da multiplicação de mudas de bananeiras de variedades locais através do seu laboratório de cultura de tecido, como forma de compensar aos cerca de mais de 1000 produtores pela perda, garantindo deste modo, a continuidade da produção de banana pelo sector familiar, fonte de renda dos pequenos produtores que vivem nas zonas rurais, bem como fonte de divisas para o país.

“Esperamos que este laboratório do IIAM continue com o trabalho excelente de multiplicação para que as restantes plântulas possam estar disponíveis ainda dentro deste semestre e com isso abranger ainda mais produtores”, frisou.

Para Olga Faftine Directora do IIAM, este é um momento único e sublime testemunhado pelo facto da parceria com a Bananamoz trazer ganhos para a sua instituição, bem como para a redução do impacto da doença.

 Por sua vez o senhor Celso Rufasse, coordenador da Bananamoz, informou que quando se iniciou a parceria com o IIAM apenas havia se solicitado 1000 plântulas e a outra parte iria se trabalhar com uma instituição na vizinha África do Sul, mas ao andar do tempo viu se que o IIAM estava preparada e que contribuir neste processo. No entanto, assinou se um contrato para a produção de 20 mil plântulas; mas porque o material que havia era em quantidade elevada e podia-se fazer mais, procedeu se com uma adenda no contrato para a produção de 40 mil plântulas de bananeiras.

“Para a Bananamoz a parceria com o IIAM é uma aposta acerta, primeiro porque estamos a valorizar o produto nacional, a prata da casa e segundo porque no decorrer dos trabalhos notamos que existe capacidade, interesse e dedicação por parte da instituição na produção das plântulas e não só”.

O evento contou a participação de Olga Faftine, Directora do IIAM, o senhor Celso Rufasse, coordenador da Bananamoz, o representante da Directora Nacional de Sanidade Agropecuária e Biossegurança do MADER e técnicos do IIAM.

 

k?r?kkale escort bayan

Artigos relacionados