Governo acelera processo de bancarização nas zonas rurais

 O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, procedeu esta quinta-feira, 27 de Agosto a inauguração de uma agência bancária do Moza Banco, no distrito de Derre, Província da Zambézia. Trata-se de uma iniciativa Presidencial que se enquadra no Desenvolvimento Económico Local que visa melhorar a qualidade de vida dos produtores e impulsionar a inclusão financeira no país

Esta accão integra-se no projecto “Um Distrito Um Banco” liderado pelo chefe de Estado Filipe Nyusi e coordenado pelo Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER), que preconiza o desenvolvimento de infraestruturas socioeconómicas vitais para a promoção da produção do sector privado e associativo e incremento da capacidade do sector público de prover os serviços sociais básicos à população Rural.

No acto da inauguração do balcão o Chefe de Estado, destacou a importância do Grupo Moza a nível do desenvolvimento local e desenvolvimento rural. “Moza Banco tem vindo a crescer gradualmente.  Este acto marca o cumprimento de uma promessa do seu governo de melhorar as condições de vida da população local, do Distrito de Derre.”

Para o Presidente da República Filipe Nyusi, a instalação de agências bancárias nos distritos vem apoiar a iniciativa presidencial “um distrito um banco”, de modo a potenciar os produtores, bem como oferecer os seus serviços às comunidades.

A nível da província, o Chefe de Estado visitou ainda uma Escola do Primeiro Grau, recentemente reabilitada e apetrechada em carteiras, melhoramento de instalações administrativas, sanitários, biblioteca equipada, entre outros e seguida procedeu a inauguração de um sistema de abastecimento de Água potável que irá beneficiar cerca de 3200 famílias.

Artigos relacionados