O facto teve lugar no dia 13 de Julho do ano em curso na unidade de produção de hortícolas do senhor Nelson Morgado da comunidade de Muatala, distrito de Muecate. O agricultor é funcionário público, Professor de profissão, que apostou em agricultura e sem deixar de exercer a função de docência.
No local, governante ficou a saber que o agricultor beneficia de assistência técnica por parte de extensionistas no âmbito do programa SUSTENTA e que o campo comporta 50 hectares, dos quais estão em exploração 2.7 hectares (área lavrada) que foram cultivadas diversas culturas como feijão manteiga, cebola, repolho e tomate.
Num outro momento, o Chefe do Executivo Provincial mostrou-se satisfeito com a atitude do professor tendo na ocasião visitado todo o campo de produção. Igualmente, convidou aos presentes a seguirem o exemplo do Professor Nelson Morgado que está de olhos postos na agricultura para combater a fome através do aproveitamento das zonas baixas para a produção de hortícolas por forma a garantir produtos no mercado local, bem como na província.
Durante a sua interação com o dirigente, Nelson Morgado, Professor de Profissão e agricultor, disse esperar colher cerca de 6.6 toneladas de diversos produtos na presente campanha agrária e deixou saber que emprega 06 pessoas permanentes e sazonais de acordo com o trabalho existente.