GOVERNADOR DE MAPUTO DESAFIA MARRACUENE A APOSTAR NA PRODUÇÃO DE ARROZ EM GRANDE ESCALA

O facto decorreu no dia 12 de Junho corrente no âmbito da visita de trabalho que Sua Excelência Júlio Parruque efectuou ao Distrito. Na ocasião, o dirigente orientou ao Governo de Marracuene a estimular o aumento da produção agrária através do aumento das áreas de cultivo. Para o efeito, o governante exortou aos extensionistas do Distrito a apoiar os produtores em técnicas apropriadas.
Dando seguimento as actividades, o Chefe do Executivo Provincial escalou um campo de agrícola de produção de arroz pertencente a Silvestre Honwana, produtor no Baixo Incomáti. O Governador ficou impressionado com o que viu e encorajou este e outros produtores a aumentarem as áreas de cultivo deste cereal.
Silvestre Honwana prevê colher em 1/4 de hectare, 2,5 toneladas de arroz, na presente época. O produtor pediu apoio técnico para aumentar a sua producão e em nome dos produtores, a maioria associada, solicitou a reabilitação do dique de protecção das águas do Rio Incomáti.
Marracuene tem disponível uma área de 1500 hectares para produção de arroz, um potencial que está a despontar na região do Baixo Incomáti. A produção global valorada do Distrito em 2020 foi de 78.778.722.206,14 Meticais, uma realização de 86,8 por cento. Na produção agrária, foram alcançadas 453,878.9 toneladas de produtos diversos.

Artigos relacionados

English EN Portuguese PT