GOVERNADOR DA ZAMBÉZIA VISITA CAMPO AGRÍCOLA DE UM PACE NO ÂMBITO DA SUA VISITA AO DISTRITO DE LUGELA

No cumprimento do programa de visita aos Órgãos Locais do Estado, o Governador de Provincia, Pio Augusto Matos visitou o campo agrícola do chamado Pequeno Agricultor Comerciante Emergente (PACE), Satar Abdul, financiado pelo projecto SUSTENTA, localizado no povoado Mugogobane no Distrito de Lugela.

Satar Abdul tem vindo a produzir gergelim e outras culturas, onde até o momento tem uma área total de 112ha, e nesta campanha agrária 20/21 está explorando uma área de 35ha e conta com 124 PAs (Pequeno Agricultor), destes 83 são Homens e 41 Mulheres, tem 4 trabalhadores permanentes e 150 sazonais. Como perspectiva de rendimento de produção nesta campanha o PACE pretende obter 42.000Kg de gergelim, 12.500Kg de feijão buer e os PAs 22,500Kg de gergelim.

Na visita, Pio Matos referiu que com a produção naquele campo percebe-se que a semente foi bem selecionada, o apoio técnico esteve presente e há uma dedicação notável por parte do PACE naquilo que faz. “Este é um dos exemplos que demostra que o SUSTENTA está promover o desenvolvimento na Zambézia, como também é um daqueles exemplos em que nós temos de usar como modelo para que possamos replicar.” Disse o Dirigente de Provincia.

Para terminar, o Governador não poupou esforços para dizer que o PACE beneficiou a mais de 50 PAs e juntando as áreas destes chega a ser igual ou mais do que o PACE, é um processo multiplicador de desenvolvimento. Com um trator e igual número de técnico pode não só olhar para este campo agrícola como também olhar para a população em volta e dar apoio técnico aumentando a produção com vista a melhorar a renda da população porque só Juntos Desenvolvemos a Zambézia.

Artigos relacionados