Gorongosa poderá voltar assumir estatuto de celeiro de Sofala

As autoridades distritais de Gorongosa garantem que aquele distrito poderá voltar a assumir o estatuto de celeiro de Sofala, na sequência do fim do conflito armado, tendo em conta que os camponeses já retornaram as suas zonas de origem e há acções em curso para a reactivação de 14 regadios.
A trégua que o país vive desde finais do ano 2016, tem estado a contribuir sobremaneira para a retomada de produção de produtos diversos no interior do distrito de Gorongosa, um distrito considerado celeiro de Sofala, dado a sua grande capacidade de produção agrícola.
Na campanha agrícola 2015/2016, Gorongosa produziu menos de 100 mil toneladas de produtos diversos. Na campanha agrícola 2016/17 passada foram produzidas 140 mil toneladas e as previsões para a presente campanha indicam acima de 200 mil toneladas, uma cifra que o distrito quer ultrapassar nos próximos tempos.
O administrador garantiu ainda que as mais de cinco mil famílias camponesas que haviam abandonado o interior de Gorongosa devido o conflito, já retornaram as suas zonas de origem.

In “Jornal O País”

Artigos relacionados