Executivo de Maputo reforça capacidade de assistência aos produtores

No âmbito dos 100 dias de governação, o governador da província de Maputo, Júlio José Parruque procedeu na última quinta-feira, no distrito da Matola a entrega de meios circulantes nomeadamente vinte e duas motorizadas e três viaturas, com objectivo de aumento de produção inserido no projecto AVACYEP e um tanque de carracicida em Mahubo, distrito de Boane
No acto da entrega, o governante assinalou os meios circulantes alocados como fundamentais para a promoção do desenvolvimento do sector agrário. Afirmou ainda que, a provisão de meios vai potenciar a produção agrícola dos jovens na assistência ao produtor, fomento pecuário, monitoria da produção e incentivá-los a alargarem as áreas de produção factor que concorre para a geração de postos de emprego para a juventude.

“Os meios estão disponíveis, portanto apelamos trabalho aos beneficiários. Todos distritos de Maputo serão potenciados para produzir porque nós não queremos ser apenas celeiro, mas queremos ser campeões da produção visto que temos potencial”, sublinhou.
Segundo o Governador da província de Maputo, Júlio Parruque, os meios entregues são direccionados aos extensionistas nos distritos de Moamba, Namaancha e devem ser usados exclusivamente para as actividades agrarias.
No tocante a entrega do tanque carracicida de Mahubo, o governador instou a comunidade presente no acto para se empenhar em garantir o tratamento do gado de modo a assegurar uma produção de qualidade para garantir a segurança alimentar e geração de renda.
Para o governador Parruque, a infraestrutura vai contribuir de forma expressiva para o aumento da produção. Este empreendimento resulta do financiamento do executivo da província de Maputo resultante do orçamento do Estado alocado que é destinado a criação animal, onde pretende-se dar a resposta ao desafio da perda de gado por doença, cenário que compromete a produção.
“O executivo de Maputo investiu, hoje temos um tanque de tratamento para cuidar do gado bovino de modo que o criador tenha um gado de qualidade para a garantia da renda familiar e aumento da produção. Na província de Maputo no ano passado perdemos cerca de 1500 cabeças de gado por doenças, portanto com este tanque não queremos perder mais gado, para tal vamos investir no tratamento de gado”.
Para além, da entrega de infraestrutura, o Governador procedeu a entrega de um lote de medicamentos para o tratamento de gado num horizonte temporal de 6 meses gratuitos e o entregue tanque tem a capacidade de atender 5000 gados.
Projecto AVACYEP é programa de cadeia de valor agrárias, empoderamento de jovens no âmbito da produção agrária que iniciou este ano e vai operar na componente de cadeia de valor de hortícolas, carnes vermelhas e frangos ao nível da província de Maputo.
Importa referir que, a província de Maputo no geral possui cerca de 370 mil cabeça de gado bovino.

Artigos relacionados