Entregue tanque carracicida em Catuane

O facto decorreu no dia 27 de Abril corrente, no distrito de Matutuine, e foi dirigido por Sua Excelência Governador da Província de Maputo, Júlio Parruque. O empreendimento apresenta uma capacidade de 22 000 litros e vai beneficiar a 112 criadores com um efectivo de 3.190 bovinos de 5 povoados locais.
Trata-se duma infra-estrutura pecuária cuja reabilitação foi financiada pelo Governo Provincial no valor de um milhão e duzentos mil meticais e irá contribuir muito para a sanidade animal, bem como melhorar a produção uma vez que as doenças que atacam os bovinos são transmitidas por carraças devido a falta de banhos. Com este empreendimento, eleva-se para 145 tanques carracicidas a funcionar em pleno na Província de Maputo.
Falando na ocasião, Sua Excelência Governador da Província disse que com a aposta de reabilitação dos tanques carracicidas, pretende-se garantir o aumento da produção de carnes vermelhas nesta parcela do País, um desafio lançado pelo Chefe do Estado com vista a tornar a Província de Maputo no maior talho do País.
Mais adiante, Sua Excelência Júlio Parruque apelou aos criadores de Catuane a dar banho aos seus animais pelo menos uma vez por semana, bem como vaciná-los na campanha em curso. Igualmente, desafiou aos criadores a fazerem uma reflexão ou a desvendarem o mistério que está por detrás da condição de pobres de muitos deles, enquanto possuem gado como riqueza.
O tanque carracicida estará sob gestão comunitária. Os beneficiários deverão contribuir com um valor de 10 Meticais por animal por ano.

Artigos relacionados