DPASA capacita órgãos de comunicação social em Sofala. Em matéria do sector agro-pecuário

Cerca de vinte jornalistas de diversos órgãos de comunicação social da província de Sofala foram capacitados em matéria do sector agrário, no distrito do Dondo.
Estes jornalistas provenientes de dez rádios comunitários e de órgãos baseados na Cidade da Beira participaram no retiro cujo objectivo foi e dotar os profissionais de comunicação social de conhecimentos e linguagem técnica no tratamento e produção de informação sobre as realizações do sector agro-pecuário.
Falando na sessão de abertura, o director Provincial da Agricultura e Segurança Alimentar de Sofala, Adérito Mavie, qualifica os profissionais dos órgãos de comunicação social como parceiros estratégicos na divulgação das realizações do sector agrário, sendo que abrangem maior número de cidadãos num espaço de tempo muito limitado.
_ “Os profissionais de comunicação social são para nós uma ponte virtual que ligam os interesses dos produtores, enquanto fontes de informação e os consumidores, enquanto destinatários da informação ”-disse Adérito Mavie, para quem o municiamento dos profissionais de comunicação social de informação e terminologia é de extrema importância na medida em que “um jornalista bem preparado em linguagem técnica permitirá que a sociedade consuma uma informação útil e isenta de erros decorrentes de má interpretação ou redacção”.
Para o director provincial, a capacitação irá adicionar mais-valia aos jornalistas e locutores das rádios comunitárias da província de Sofala, uma vez que serão dotados de um leque de conhecimentos ou já adquiridos ao longo da caminhada de informar os cidadãos.
A dado passo o interlocutor tem esperança de que as ferramentas a serem adquiridas na presente capacitação concorram para que os jornalistas participem de forma positiva no desenvolvimento do sector agrário.
Por seu turno, o representante do secretariado do Sindicato Nacional dos Jornalistas (SNJ) em Sofala, Arcanjo Malfo, manifestou a sua satisfação pela realização da capacitação considerando ser uma alavanca que vai catapultar os conhecimentos dos homens da pena e contribuir para a divulgação das realizações do sector agrário de forma adequada.
-“ Esta capacitação vai permitir que a informação chegue com percepção aos consumidores (leitores, telespectadores e ouvintes) ”-sob o pretexto de que quem percebe melhor está em melhores condições de também transmitir melhor.
Foram temas de abordagem aos jornalistas, o Papel da comunicação social no desenvolvimento do sector agrário, estratégia, plano, e projectos de impacto da DPASA, conceitos da agricultura e silvicultura, segurança alimentar, pecuária e extensão agraria completam o lote dos conteúdos.
De referir que a capacitação foi organizada pela Direcção Provincial da Agricultura e Segurança Alimentar de Sofala, com o financiamento da Cooperação Austríaca, através do PASF.
Nos prosseguimento desta acção, a DPASA vai nos próximos dias assinar memorando de entendimento com as Radio Comunitárias, e objectivo do memorando o apoio financeiro para a produção dos programas radiofónicos na divulgação das actividades do sector agro-pecuário.

Artigos relacionados