CULTIVO DE EUCALIPTO E MACADÂMIA NO REPERTÓRIO DOS ATRATIVOS EM MACUANE

O facto foi constatado no dia 28 de Julho corrente no âmbito da vista de trabalho que Sua Excelência Margarida Mapandzene, Governadora da província de Gaza, efectuou ao Posto Administrativo de Macuane, distrito de Bilene.

No povoado de Chiringane, em Macuane, está sedeada uma empresa de capital sul africano, virada à produção de eucalipto e pinheiro, denominada CANAZA, que explora uma área de mais de 615 hectares, parte dela contemplada com toda satisfação pela Chefe do Conselho Executivo Provincial durante a visita.

Após a vista panorâmica dos campos de eucalipto e pinheiro, a governante dirigiu-se ao campo de produção de macadâmia, noz de elevado valor nutricional e que apesar de novo no panorama nacional, tem registado consideráveis avanços. A produção de macadâmia explora uma área de mais de 220 hectares e emprega 27 trabalhadores, 5 dos quais sazonais.

A actividade florestal no Posto Administrativo de Macuane constitui uma alternativa a ter em conta no domínio económico e social em Bilene, não só por beneficiar de forma directa as comunidades, bem como por oferecer inúmeros ganhos ecológicos e promover a geração de emprego.

Artigos relacionados