AGRICULTOR PREMIADO COM 10 CABEÇAS EM 2016 EM NAMPULA, MULTIPLICOU E JÁ CONTA HOJE COM 30 NO SEU REBANHO

O facto foi-nos dado a conhecer durante a visita do Secretário de Estado da Província de Nampula, Mety Gondola, aos produtores locais, tendo participado da safra no campo do PACE de nome Farjal, financiado pelo . Na interacção com os pequenos agricultores na localidade de Niculapazo, posto Administrativo de Chipene, Distrito de Memba, província de Nampula, o SdE orientou para a conservação dos produtos no celeiro para minimizar-se as perdas.

A Localidade dista a 36Km da Vila, local em que Mety Gondola, procurou conhecer como cada agricultor praticava a sementeira do milho, arroz, feijões, mandioca, Tomate cebola gergelim e algodão.

Passo a passo, o governante interagia com cada agricultor procurando saber do cultivo, sementes recebidas e lançadas à terra, uso de tractores e alfaias, adubação, fertilizantes, estado de conservação dos 12 hectares de arroz, 27 de mapira e igual número de hectares de feijões existentes, uso e manutenção de tractores e alfaias, recebidas pelo , entre outros.

Dos constrangimentos apresentados sobre a queda irregular das chuvas, o SdE, deixou orientações, para a observância da época da sementeira, uso correcto e conservação da maquinaria alocada para lavrar a terra com vista o incremento do rendimento e da produção.

Na mesma senda, o SdE fez saber que o PACE Farjal actual beneficiário do , é um dos bons exemplos a seguir no que diz respeito à maximização das oportunidades que lhe são dadas. Foi galardoado com um certificado de mérito e 10 cabeças de gado em 2016 como melhor agricultor da Província de Nampula, o mesmo hoje multiplicou e já conta com um pouco mais de 30 cabeças no seu rebanho.

Artigos relacionados