Clínicas veterinarias reforçam vacinação de animais contra raiva

PELO menos dois mil cães e gatos serão vacinados ao longo deste mês na cidade de Maputo, no âmbito de uma campanha de reforço da prevenção da raiva envolvendo o sector da agricultura e as clínicas veterinárias.
Ao todo, oito clínicas privadas e a Faculdade de Veterinária da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) estão a receber doses de vacina para administrar gratuitamente aos animais. Algumas das clínicas envolvidas na campanha têm dado assistência nos bairros.
Trata-se de uma acção levada a cabo no mês de Setembro, no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Luta contra a Raiva. No entanto, o aumento de casos de raiva humana, aliado à proliferação de cães sem dono, acelerou o arranque da vacinação de animais para Julho.
De Janeiro a Junho deste ano, 12 pessoas perderam a vida após serem atacadas por animais. As mortes resultam de 1689 casos de mordedura, na sua maioria por cães.
Para inverter o cenário, as autoridades veterinárias e de Saúde estão a escalar vários bairros de Maputo para vacinar animais, num processo em que se espera que sejam abrangidos mais de 13 mil até Dezembro.
Segundo Margarida Mussimbite, médica veterinária na direcção de Agricultura da cidade, brigadas móveis têm sido montadas nas sedes dos bairros ou locais com grandes aglomerados populacionais para permitir maior adesão ao processo.
“Nós disponibilizamos 500 doses de vacina para cada clínica veterinária com a qual trabalhamos, para que elas possam administrar a vacina gratuitamente. Algumas das clínicas têm feito vacinação nos bairros, acompanhados de técnicos da nossa direcção”, explicou.
Além da vacina para animais, a cidade dispõe de 680 doses de vacina anti-rábica para responder aos casos de mordedura animal por um período de três meses. (Jornal Notícias)

Artigos relacionados