Trata-se de uma unidade de processamento moderna que confere a empresa capacidade de explorar o mercado exigente de exportação de banana, estando previsto cerca de 50 mil toneladas ano (1000 caixas).
O empreendimento provém de um investimento de cerca de um ponto dois biliões de meticais (20 milhões de USD) na produção e processamento de banana que actualmente emprega 400 trabalhadores, e que deverá subir para um efectivo de 1000 trabalhadores a breve trecho.
A empresa inaugurada faz parte do grupo Bananalândia que é uma referência da agricultura comercial em Moçambique com mais de 10 machambas e cerca de 2600 trabalhadores.
Na ocasião, o Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural anunciou o pré-acordo com este grupo Bananalândia que visa a integração de 100 produtores (famílias) no âmbito do programa Sustenta por forma a estimular a agricultura familiar nas cadeias de valor produtivas.
Celso Correia frisou “projectamos superar a nossa maior marca nacional, produzindo mais 800 mil toneladas e ainda exportar mais de 160 000 toneladas no valor de mais de 40 milhões de USD”.
A inauguração da nova unidade de processamento decorreu hoje, dia 05 de Abril corrente, Posto Administrativo de Sabie, Distrito de Moamba.
Artigos relacionados
-
MADER REALIZA O III FÓRUM NACIONAL DA PECUÁRIA
Teve lugar ontem, dia 03 de Julho corrente, na... -
MADER REALIZA PRIMEIRO FESTIVAL DE CAFÉ DE MAPUTO
O evento decorre entre os dias 14 e 15... -
INAUGURADO O CENTRO INTEGRADO DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIAS
O acto teve lugar ontem dia 10 de Junho...