Alcançado acordo do preço do algodão caroço para campanha 2017/18

Um (1) kilograma de algodão caroço passa a custar 23,00 Mt e o da segunda 16,50 centavos. Este é o consenso acordado entre o Forum Nacional dos Produtores do Algodão (FONPA) e a Associação Algodoeira de Moçambique (AAM), durante a Reunião de Negociação do Preço Minímo do Algodão Caroço, que decorreu no dia 03 do mês em curso, na Cidade de Nampula.
Este preço é acordado numa situação que se prevé uma subida em termos de produção do algodão, devido ao crescente número de produtores envolvidos e de aumento de áreas que se registou no início da presente campanha.
Contudo, Jóse Domingo, Presidente do FONPA, diz que foi uma discussão acesa visto que os produtores esperavam subida de preço.
Para o presidente da AAM, Francisco dos Santos, este ano é atipico, porque houve um grande esforços das empresas algodoeiras no fomento desta cultura de rendimento, é o segundo ano consecutivo de preço alto, o que pode galvanizar mais produtores para proxima campanha que se avizinha. Garantiu ainda que as empresas estão prontas para iniciarem com a comercialização.
O evento foi orientado por Sua Excelência Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, Higinio de Marrule, onde na sua intervenção referiu que: Encorajamos o diálogo e a criação de consenso, sem perder de vista os retornos a meio e longo prazo. O preço constitui o factor motivador aos produtores, por isso esortarmos as empresas a estimular cada vez o produtor.
Durante a reunião negociação de preço minímo do algodão caroço, testemunhou-se a renovação de contrato com as empresas fomentadoras do Algodão, e estes contratos observam, os termos de serviços obrigatórios, como a assistência técnica, disponibilização de insumos, compra e distribuição do algodão caroço.
De referir que a reunião contou com representantes do FONPA, AAM, técnicos do IAM a nível central, e províncias, técnicos do MASA, Banca, administradores e institução interessadas e resalvou-se que comercialização do algodão caroço, inicia no mês de Junho até Setembro.

Artigos relacionados